sábado, 22 de maio de 2010

Manifestação deste sábado - 22/05/10

DFTV 1ª Edição > 22/05/2010 > Reportagem - assista aqui o video
http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL1595062-10039,00.html

Moradores da 214 Sul pedem boicote ao posto da quadra

Eles organizaram uma manifestação para que a agressão ao tenente Anízio Lemos, no posto da quadra, não caia no esquecimento. O episódio completa uma semana e nem todos os agressores foram indiciados.

Faixas foram espalhadas pelo gramado em frente ao posto de combustível. Carros foram parados no Eixinho L e panfletos entregues aos motoristas que passavam pelo local. Muitos aderiram ao protesto.

Na manifestação, o pedido de boicote ao posto. “Esta é uma forma pacífica de se manifestar. Do mesmo jeito pacífico que o meu pai veio pedir pra baixar o som”, explica Mateus Lemos, filho do militar agredido.

Hoje, a agressão completa uma semana. O militar Anísio Oliveira Lemos, 46 anos, foi espancado depois de reclamar do barulho no posto, que fica em frente ao prédio onde mora. Já era madrugada. Segundo a polícia, quatro rapazes participaram da agressão. Eles aparecem nas imagens dando socos e pontapés no militar. Dois já foram identificados: Daniel Benquerer, filho da dona do posto, e Edécio Borges.

Com base no laudo do Instituto Médico Legal, que revelou a gravidade das lesões, a polícia indiciou os dois por tentativa de homicídio qualificado e crime de dano ao bem público. A pena pode chegar a 13 anos de prisão.

As investigações continuam. A polícia busca os outros dois rapazes que aparecem nas imagens agredindo o militar. O problema é que nem a vítima, nem as testemunhas ouvidas até agora, conseguiram reconhecer os agressores.

Os moradores da 214 afirmam que depois do ocorrido a rotina do posto mudou. “O posto agora resolveu acordar para os problemas causados. Ontem, quando eu passei aqui por volta das 3h, tinha cones fechando a entrada do posto. Foi preciso acontecer tudo isso pra eles tomarem essa atitude?”, questiona o conselheiro comunitário da Asa Sul, Arthur Benevides.

“Uma família não pode ser invadida assim, seja com barulho ou violência. Nós somos pessoas de bem e merecemos respeito”, afirma Rosemeire Lemos, mulher de Anísio.

O Ibram cassou a licença ambiental do posto. Os fiscais verificaram o descumprimento de seis pontos exigidos na lei. Entre eles, o vazamento de combustível. A multa é de R$ 10 mil, mas ainda cabe recurso.

Maria Fernanda / Luiz Gonzaga Pinto
Fonte: DFTV - Rede Glob

Nenhum comentário: